DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROFª: RENATA
GRUPO: DIEGO VIMERCATI / GILSON FERNANDES
EXERCÍCIO 1
a)
BUSCAPÉ: Site de divulgação de diversas empresas.
EBAY: Mercado livre de comércio, seja pessoas físicas ou jurídicas.
SUBMARINO: Loja virtual.
b)
Vantagens: Comodidade, informações detalhadas em tempo real, redução de custos, produtos diretamente, em alguns casos, da fábrica.
Desvantagens: pode conter informações inexatas, preços irreais, segurança de dados corrompidos.
c)
BUSCAPÉ: Utiliza tecnologia Spider. Se isenta de qualquer responsabilidade sobre informações enviadas por seus usuários. Possui como ferramentas de segurança:
Selo Empresa Reconhecida BuscaPé: reconhece as empresas que mais respeitam seus consumidores de acordo com 27 critérios.
Medalhas e-bit: O E-bit é a empresa pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil, e premia as melhores empresas on-line em 4 níveis: diamante, ouro, prata e bronze.
Avaliações de usuários e consumidores: reúne a experiência que a comunidade BuscaPé teve com a loja em questão.
Lojas Não Recomendadas: o BuscaPé divulga permanentemente uma relação das empresas que não atendem satisfatoriamente aos consumidores segundo nossos critérios.
EBAY: Utiliza tecnologia Java Technology. O EBAY não tem nenhuma responsabilidade sobre as negociações realizadas pelos usuários.
O EBAY desenvolveu o "Programa de Proteção ao Comprador" com o objetivo de manter uma comunidade segura, onde os usuários podem negociar com confiança. Com o Programa de Proteção ao Comprador do MercadoLivre, você poderá ser ressarcido caso suas compras de atéR$ 800,00 (oitocentos reais - veja limites abaixo) no EBAY não tenham êxito.
SUBMARINO: Todas as informações são codificadas pelo software SSL e arquivadas em um ambiente interno próprio, e de acesso exclusivo do Submarino. Isso significa que nenhuma informação trafega pela rede sem ser criptografada (codificada) utilizando os melhores algoritmos disponíveis no mercado. A proteção é absoluta.
O Submarino se compromete com a privacidade e a segurança de seus clientes. Por isso, não divulga seus dados cadastrais para terceiros, exceto quando estas informações são necessárias para o processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado.
A loja foi aprovada e possui o certificado de garantia da Verisign, autoridade mundial em segurança na Internet. O site respeita a privacidade dos seus dados e é 100% seguro. Para personalizar a sua navegação, é instalado "cookies" no computador do usuário. Eles são identificadores alfanuméricos que transferimos para o drive do seu micro a fim de possibilitar o reconhecimento do seu browser pelo sistema. As maiores empresas da Internet uniram-se e criaram o Selo Internet Segura. Por trás dele estão: América Online, BOL, IG, Terra, UOL e Submarino com o apoio dos Bancos Itaú e Unibanco. Onde o cliente encontrar esse selo, pode ter certeza do que está comprando numa loja segura e que cumpre suas obrigações.
d)
Recursos de apoios a:
1) Identificação da necessidade: todos os site possuem campos de busca além de menu interativo com categorias de produtos. Além disso possuem produtos em destaque em banners ou mesmo na página inicial.
2) Seleção do produto: todos os sites possuem pesquisa por categoria, possibilitando a consulta generalizada.
3) Seleção do fornecedor: assim como no item 2, pode-se utilizar a pesquisa por categoria para escolha da marca (no caso do Submarino somente a escolha da marca é possível) e nos casos dos demais a busca tanto por categoria quanto por produto apresenta fornecedores diversificados.
4) Negociação: No site Submarino a negociação se restringe à apresentação de seu preço e opções de pagamento. No caso do Buscapé, a negociação pode ser vista como sendo a apresentação de diversos fornecedores para um mesmo produto, possibilitando ao consumidor a escolha da melhor opção. No caso do eBay, além da similaridade ao Buscapé, existe também a opção de leilão, onde o comprador faz sua oferta baseada em um lance mínimo exibido no site. Todos os sites apresenta opção de busca por menor preço.
5) Compra e entrega: no site Submarino, a entrega é própria ou por empresa transportador filiada. Neste site, é informado o prazo médio de entrega. A comprovação da entrega é a assinatura do cliente do comprovante de recebimento. No site Buscapé a condição de entrega depende do fornecedor e no site eBay o comprador deve qualificar o fornecedor, avaliando inclusive a entrega.
6) O site Submarino possui “dúvidas on line” e divulga no próprio site as políticas para troca e devolução. Os demais não possuem esse controle, exceto a qualificação do fornecedor feita conforme citado anteriormente.
EXERCÍCIO 2
a)
Lojas virtuais que atendem aos principais site de e-commerce.
b)
1 – Design apurado e fácil navegação, capricho nos detalhes, profissionais altamente qualificados, bom gerenciador de dados, um excelente suporte para tirar qualquer dúvida que venha a surgir e fornecendo as respostas e uma atualização constante das informações à disposição do mercado consumidor.
2 –
Cadastro de clientes: Obtenção de dados dos clientes, ou seja, conhecer o perfil de compra do mesmo, logo lhe oferecendo produtos com suas características ou que atendam suas necessidades.
Serviços de mala direta eletrônica: Divulgação de produtos, marcas, empresas, preços, datas comemorativas, ou seja, marketing direto para clientes cadastrados.
Pós venda: Aproximação no contato com o cliente, suporte técnico on line, linhas de 0800 e SAC disponíveis e atuantes.
PROFª: RENATA
GRUPO: DIEGO VIMERCATI / GILSON FERNANDES
EXERCÍCIO 1
a)
BUSCAPÉ: Site de divulgação de diversas empresas.
EBAY: Mercado livre de comércio, seja pessoas físicas ou jurídicas.
SUBMARINO: Loja virtual.
b)
Vantagens: Comodidade, informações detalhadas em tempo real, redução de custos, produtos diretamente, em alguns casos, da fábrica.
Desvantagens: pode conter informações inexatas, preços irreais, segurança de dados corrompidos.
c)
BUSCAPÉ: Utiliza tecnologia Spider. Se isenta de qualquer responsabilidade sobre informações enviadas por seus usuários. Possui como ferramentas de segurança:
Selo Empresa Reconhecida BuscaPé: reconhece as empresas que mais respeitam seus consumidores de acordo com 27 critérios.
Medalhas e-bit: O E-bit é a empresa pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil, e premia as melhores empresas on-line em 4 níveis: diamante, ouro, prata e bronze.
Avaliações de usuários e consumidores: reúne a experiência que a comunidade BuscaPé teve com a loja em questão.
Lojas Não Recomendadas: o BuscaPé divulga permanentemente uma relação das empresas que não atendem satisfatoriamente aos consumidores segundo nossos critérios.
EBAY: Utiliza tecnologia Java Technology. O EBAY não tem nenhuma responsabilidade sobre as negociações realizadas pelos usuários.
O EBAY desenvolveu o "Programa de Proteção ao Comprador" com o objetivo de manter uma comunidade segura, onde os usuários podem negociar com confiança. Com o Programa de Proteção ao Comprador do MercadoLivre, você poderá ser ressarcido caso suas compras de atéR$ 800,00 (oitocentos reais - veja limites abaixo) no EBAY não tenham êxito.
SUBMARINO: Todas as informações são codificadas pelo software SSL e arquivadas em um ambiente interno próprio, e de acesso exclusivo do Submarino. Isso significa que nenhuma informação trafega pela rede sem ser criptografada (codificada) utilizando os melhores algoritmos disponíveis no mercado. A proteção é absoluta.
O Submarino se compromete com a privacidade e a segurança de seus clientes. Por isso, não divulga seus dados cadastrais para terceiros, exceto quando estas informações são necessárias para o processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado.
A loja foi aprovada e possui o certificado de garantia da Verisign, autoridade mundial em segurança na Internet. O site respeita a privacidade dos seus dados e é 100% seguro. Para personalizar a sua navegação, é instalado "cookies" no computador do usuário. Eles são identificadores alfanuméricos que transferimos para o drive do seu micro a fim de possibilitar o reconhecimento do seu browser pelo sistema. As maiores empresas da Internet uniram-se e criaram o Selo Internet Segura. Por trás dele estão: América Online, BOL, IG, Terra, UOL e Submarino com o apoio dos Bancos Itaú e Unibanco. Onde o cliente encontrar esse selo, pode ter certeza do que está comprando numa loja segura e que cumpre suas obrigações.
d)
Recursos de apoios a:
1) Identificação da necessidade: todos os site possuem campos de busca além de menu interativo com categorias de produtos. Além disso possuem produtos em destaque em banners ou mesmo na página inicial.
2) Seleção do produto: todos os sites possuem pesquisa por categoria, possibilitando a consulta generalizada.
3) Seleção do fornecedor: assim como no item 2, pode-se utilizar a pesquisa por categoria para escolha da marca (no caso do Submarino somente a escolha da marca é possível) e nos casos dos demais a busca tanto por categoria quanto por produto apresenta fornecedores diversificados.
4) Negociação: No site Submarino a negociação se restringe à apresentação de seu preço e opções de pagamento. No caso do Buscapé, a negociação pode ser vista como sendo a apresentação de diversos fornecedores para um mesmo produto, possibilitando ao consumidor a escolha da melhor opção. No caso do eBay, além da similaridade ao Buscapé, existe também a opção de leilão, onde o comprador faz sua oferta baseada em um lance mínimo exibido no site. Todos os sites apresenta opção de busca por menor preço.
5) Compra e entrega: no site Submarino, a entrega é própria ou por empresa transportador filiada. Neste site, é informado o prazo médio de entrega. A comprovação da entrega é a assinatura do cliente do comprovante de recebimento. No site Buscapé a condição de entrega depende do fornecedor e no site eBay o comprador deve qualificar o fornecedor, avaliando inclusive a entrega.
6) O site Submarino possui “dúvidas on line” e divulga no próprio site as políticas para troca e devolução. Os demais não possuem esse controle, exceto a qualificação do fornecedor feita conforme citado anteriormente.
EXERCÍCIO 2
a)
Lojas virtuais que atendem aos principais site de e-commerce.
b)
1 – Design apurado e fácil navegação, capricho nos detalhes, profissionais altamente qualificados, bom gerenciador de dados, um excelente suporte para tirar qualquer dúvida que venha a surgir e fornecendo as respostas e uma atualização constante das informações à disposição do mercado consumidor.
2 –
Cadastro de clientes: Obtenção de dados dos clientes, ou seja, conhecer o perfil de compra do mesmo, logo lhe oferecendo produtos com suas características ou que atendam suas necessidades.
Serviços de mala direta eletrônica: Divulgação de produtos, marcas, empresas, preços, datas comemorativas, ou seja, marketing direto para clientes cadastrados.
Pós venda: Aproximação no contato com o cliente, suporte técnico on line, linhas de 0800 e SAC disponíveis e atuantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário