segunda-feira, 25 de junho de 2007

NEGÓCIOS EM REDE - RESUMO - AULA DIA 05/06/07

O comércio de produtos e serviços remonta ao início da história do homem, mesmo antes da criação do dinheiro, como actualmente é conhecido. Naquela época o Comércio de Trocas ou escambo, era o modelo que era utilizado. Apesar de ter decorrido bastante tempo, o objectivo subjacente a toda transacção comercial continua o mesmo, ou seja, dar algo que se tem em abundância em troca de algo que se quer e/ou precisa. Desde então o homem tem vindo a progredir e com ele também as formas como este comércio é efectuado. Veio então a “Era Conhecimento”, que fez surgir a Internet. Graças ao desenvolvimento que se notou, hoje a Internet encontra-se à disposição de qualquer pessoa que tenha acesso a um computador, e dentre todas as novas opções que o crescimento da Internet propiciou, uma tem sido particularmente falada cada vez com mais frequência, em conversas informais, no ambiente de trabalho, numa revista ou jornal e até mesmo na televisão - o E-Commerce. Do ponto de vista do empresário, E-Commerce ou Comércio Electrónico, significa simplificação das operações e procedimentos administrativos, controle de entrada e saída de produtos, redução nos custos de pessoal e de recursos físicos, e muitos outros benefícios que vão depender do modelo adoptado. Do ponto de vista do consumidor este tipo de comércio visa sobretudo reduzir custos, na medida em que o cliente pode adquirir produtos que deseja e/ou necessita a preços mais reduzidos, sem ter que gastar dinheiro com deslocações, trânsito, filas e tudo o que está envolvido numa compra tradicional e ainda algo bastante importante, o facto de poder adquirir algo numa parte distante do globo.

De uma forma mais generalista podemos definir E-Commerce como sendo o processo de distribuição de bens e serviços por intermédio de meios electrónicos. É então, um serviço da Internet onde empresas exibem seus produtos para os usuários da Web, colocando-os assim à disposição para compra on-line.

“Desde o aparecimento das primeiras redes informáticas até ao lançamento do correio electrónico em 1971, da web em 1991, dos browsers em 1993 e dos populares serviços online (em linha) em 1995, a Internet alterou a forma como milhares de pessoas passaram a lidar com as suas vidas pessoais e profissionais.”

Pode-se afirmar que, hoje em dia, estas práticas cada vez mais caracterizam a sociedade actual e têm vindo a originar grandes alterações nos negócios e principalmente no comportamento dos indivíduos. Notamos então que “entramos num mundo virtual que completa e acelera o universo real".

Nenhum comentário: